Lançamento do livro “Informação, mediação e cultura: teorias, métodos e pesquisas”

Foi publicado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG) o livro Informação, Mediação e Cultura: teorias métodos e pesquisa.

O título do livro faz remissão direta à área de concentração do Programa e é constituído por uma introdução, 23 capítulos e um posfácio. Os capítulos foram agrupados em 2 partes, “Teorias e métodos” e “Interlocuções internacionais e pesquisas”.

Na primeira parte, os capítulos abordam teorias, estruturas analíticas, conceitos e metodologias que subsidiam suas investigações. Na segunda parte, os capítulos tratam de pesquisas relativas a temas e problemáticas contemporâneas no campo da Ciência da Informação; pesquisas estas as realizadas por pesquisadores do PPGCI e por colaboradores internacionais que mantém parcerias e interlocuções com o Programa.

Professores que integram o Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos”, integram o rol de autores do livro. O capítulo de Cintia Aparecida Chagas e o capítulo de Welder Antônio Silva integram a primeira parte. Já os capítulos de Renato Pinto Venâncio e Adalson Oliveira Nascimento, assim como o capítulo de José Francisco Guelfi Campos, compõem a segunda parte.

No capítulo A avaliação de documentos arquivísticos no contexto dos documentos digitais, Cíntia Aparecida Chagas apresenta algumas características dos documentos arquivísticos digitais e os desafios relacionados à sua gestão, tendo como foco a avaliação e destinação. A autora propõe uma discussão que busca esclarecer pontos de continuidade e possíveis descontinuidades em relação a gestão no que tange às necessidades de avaliação dos documentos digitais.

Com o título Rede e sistema de arquivos: propriedades, finalidades e qualidades distintivas, o capítulo de Welder Antônio Silva problematiza o uso dos conceitos de rede e sistema no âmbito da Arquivologia. Considerando como ponto de partida, os conceitos de serviço arquivístico, instituição arquivística, gestão arquivística – gerenciamento arquivístico – e governança arquivística, o autor apresenta as definições, propriedades, finalidades e qualidades distintivas de redes e sistemas e suas aplicações no âmbito da Arquivologia.

Renato Pinto Venancio e Adalson de Oliveira Nascimento, no capítulo cujo título é A memória institucional do PPGCI-UFMG: por uma gestão de documentos e de arquivo permanente, aborda os desafios para a preservação dos documentos do PPGCI/UFMG. Tomando como marco a década de 1930, os autores tecem reflexões sobre a modernização do Estado brasileiro por meio do desenvolvimento da administração racional-legal e a constituição do patrimônio documental arquivístico e, em seguida, apresentam um histórico da implantação da pós-graduação no Brasil e na UFMG. Também apresentam um histórico do PPGCI/UFMG, destacando um amplo projeto que desenvolveu diversas atividades de organização lógica e material do arquivo.

No capítulo A trama e a urdidura: arquivo, informação, mediação, José Francisco Guelfi Campos discute a questão do acesso aos arquivos. O autor defende que dar acesso aos arquivos não se confunde com torná-los consultáveis, mas significa, torná-los inteligíveis. Também defende que o acesso se configura como causa e consequência de um processo de mediação, que compreende “uma costura fina” entre o usuário, o objeto procurado e os múltiplos agentes humanos, institucionais e tecnológicos.

O livro está disponível no formato e-book, para baixar, clique no link abaixo:

E-book – Informação mediação e cultura: teorias, métodos e pesquisas

Publicado em Produção acadêmica de membros do Grupo de pesquisa | Comentários desativados em Lançamento do livro “Informação, mediação e cultura: teorias, métodos e pesquisas”

Membros do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos” conquistam várias honrarias durante Prêmio REPARQ 2022

É com grande satisfação que informamos que a Coordenação do Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia – FEPARQ concedeu várias premiações a membros do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos”, durante a entrega do Prêmio Reparq de Pesquisa em Arquivologia, edição 2022.
Acompanhe conosco a premiação, realizada no dia 21/06/2022.

O Professor Renato Pinto Venâncio (ECI/UFMG) foi o orientador da dissertação de mestrado eleita Primeiro Lugar no Prêmio Reparq de Pesquisa em Arquivologia, categoria Melhor Dissertação, com o trabalho de título “Os equipamentos culturais públicos e o incentivo à cultura: análise da Lei Rouanet e sua efetividade em acervos arquivísticos e museológicos (1996-2018)”, de autoria de Giseli Milani Santiago Balbino.

A Professora Cintia Aparecida Chagas e seu orientando Fabio Lopes de Andrade foram premiados com Menção Honrosa na Categoria Melhor Dissertação de Mestrado, com o trabalho de título “Repositórios digitais confiáveis: as transferências e a verificação de compatibilidade entre modelos internacionais de critérios de preservação digital no longo prazo e o RDC-Arq”.

A sétima edição da Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia tem como tema “Arquivos, Democracia e Justiça Social” e acontece de 20 a 23 de junho de 2022 na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em Membros do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos” conquistam várias honrarias durante Prêmio REPARQ 2022

Vem aí o III Seminário Nacional de Governança Arquivística: Repensando políticas arquivísticas.

O III Seminário Nacional de Governança Arquivística (SNGA) tem por objetivo promover debates das políticas públicas dos serviços, sistemas e redes de arquivos públicos e privados. Trata-se de um evento que visa favorecer as relações entre diferentes atores e agentes para repensar as políticas públicas da área arquivística, Três eixos nortearão o III SNGA: “Governança arquivística e inovações legislativas”; “Governança arquivística nos Três Poderes”; e “Boas práticas na governança das nuvens e de dados abertos”.

Cada eixo configurar-se-á como mesa-redonda formada por três pesquisadores com expertises para dialogar sobre as temáticas contempladas. O evento também terá sessões de comunicações orais para apresentação de trabalhos de alunos de pós-graduação. O impacto deste evento é de caráter técnico-científico, mas também espera-se contribuir para sensibilizar os sujeitos que trabalham na gestão de serviços público e em organizações privadas.

Este será um evento online, a se realizar entre os dias 27/09/2022 a 29/09/2022, entre as 18:00 – 21:30.

As inscrições serão realizadas através do site Even3.
Link: https://www.even3.com.br/IIISNGA2022

Programação

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em Vem aí o III Seminário Nacional de Governança Arquivística: Repensando políticas arquivísticas.

Particpações de membros do Grupo de pesquisa na 6ª Semana Nacional de Arquivos

Os membros do Grupos de Pesquisas “Políticas e gestão de documentos e arquivos” participaram ativamente de eventos da 6ª Semana Nacional de Arquivos.

Abaixo, seguem alguns dos eventos que foram realizados, tendo a participação dos professores Cintia Aparecida Chagas, Renato Pinto Venâncio, Welder Antônio Silva, José Francisco Guelfi e da Doutoranda Thaís Nodare membros deste Grupo.

Mesa redonda: O papel da gestão de documentos para o fortalecimento institucional dos arquivos municipais.

Realização conjunta do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, do Colegiado do Curso de Arquivologia e da Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG.

A mesa discutiu a importância da gestão de documentos para a administração pública municipal e o fortalecimento institucional dos arquivos para o exercício de suas atribuições, que se relacionam ao acesso à informação.

Convidadas palestrantes: Cintia Aparecida Chagas (Escola de Ciência da Informação – UFMG); Thaís Nodare (Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte – APCBH).
Mediação: José Francisco Guelfi (Escola de Ciência da Informação – UFMG).

___________________________________________________________________

Roda de Conversa sobre Pesquisas em Arquivologia: Panorama Nacional.

Debatedores: Professores Renato Venâncio (UFMG), Clarissa Schmidt (UFF), Meriane Vieira (UFPB) e Eliezer Pires (UNIRIO).


___________________________________________________________________

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Salvador/BA
https://proad.ufba.br/CAD
Dia 07 de junho de 2022

Lições e percepções pessoais de experiência como arquivista no ambiente digital: do discurso à prática”.

Debatedores:
Welder Antônio Silva (Professor na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/UFMG, Arquivista da Assembleia legislativa do Estado de Minas Gerais); Ívina Flores Melo (Arquivista do Ministério da Saúde).

MEDIADOR:
Rodrigo Nogueira (Arquivista da Universidade de Brasília – UNB).


__________________________________________________________________

Evento Internacional: Comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos

No dia 10 de junho, a Drª Cíntia Aparecida Chagas, líder do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos”, participará da conferência promovida pela Grupo de Expertos Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística – GERIBEAU/ALA e pela Universidad Mayor de San Andrés, em comemoraçao ao Dia Internacional dos Arquivos.

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em Particpações de membros do Grupo de pesquisa na 6ª Semana Nacional de Arquivos

Evento Internacional: Comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos

No dia 10 de junho, a Drª Cíntia Aparecida Chagas, líder do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos”, participará da conferência promovida pela Grupo de Expertos Red Iberoamericana de Enseñanza Archivística – GERIBEAU/ALA e pela Universidad Mayor de San Andrés, em comemoraçao ao Dia Internacional dos Arquivos.

Data do evento: Sexta, 10 de junho às 15:30 hs, horário de Brasília.

Acompanhe através do Zoom: https://us02web.zoom.us/j/87520373029?pwd=dWxpTDBVRWt0Q3c3b2kzS0pTWTBDUT09

Serão distribuídos certificados de participação.

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em Evento Internacional: Comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos

Membros do Grupo de Pesquisa participam da 6ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

#SomosArquivo

Para inspirar seus eventos, a Semana Nacional de Arquivos adere ao tema proposto pelo ICA (Conselho Internacional de Arquivos) #SomosArquivo (do original #ArchivesAreYou) que, em 2022, é fortalecido por meio da utilização de hashtag.

Organizações e profissionais de arquivo são convidados a dialogar sobre o que significa atuar nos arquivos e o que seus acervos realmente refletem: histórias. Essas histórias mostram as tensões, mas também as pontes que os arquivos criam na atuação profissional e com as comunidades representadas (ou não representadas) nessas narrativas.

Quando falamos de #SomosArquivo, estamos falando dos profissionais de arquivos, das práticas e padrões representados, mas também sobre a forma como isso afeta esses profissionais.

Esse contexto é sobre entender como as práticas arquivísticas influenciam o que está dentro ou fora do “documento de arquivo”, como nossa prática reflete os preconceitos profissionais e como os documentos nos impactam com as histórias que contam.

No entanto, #SomosArquivo também é a sociedade civil, o povo. Os arquivos contêm as histórias do passado, do presente e, eventualmente, do futuro dos indivíduos. Eles nos ajudam a entender quem somos e o que pretendemos ser. Entendendo o que as histórias dos arquivos refletem, quem está incluído? Quem não está? Será que certas comunidades marginalizadas querem estar documentadas nos “arquivos institucionais”?

(Adaptação do texto original disponível em https://www.ica.org/en/international-archives-week-iaw2022)

Programação presencial – Minas Gerais

Programação Presencial
ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE
Itambé 227, Floresta – Belo Horizonte/MG
Dia 09 de junho – 19h às 21h

Mesa redonda
“O papel da gestão de documentos para o fortalecimento institucional dos arquivos municipais.” Realização conjunta do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, do Colegiado do Curso de Arquivologia e da Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG.

A mesa propõe discutir a importância da gestão de documentos para a administração pública municipal e o fortalecimento institucional dos arquivos para o exercício de suas atribuições, que se relacionam ao acesso à informação.

Convidadas palestrantes: Cintia Aparecida Chagas (Escola de Ciência da Informação – UFMG); Thaís Nodare (Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte – APCBH).
Mediação: José Francisco Guelfi (Escola de Ciência da Informação – UFMG). Haverá emissão de certificados para os ouvintes. O uso de máscara é obrigatório.

Programação Remota
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Salvador/BA

https://proad.ufba.br/CAD
Dia 07 de junho de 2022

A Live tem como proposta explorar a temática central do evento:
“#SomosArquivo” com ênfase nas experiências do arquivista sobre a realização de atividades em ambientes digitais em instituições públicas. Tendo como título “Lições e percepções pessoais de experiência como arquivista no ambiente digital: do discurso à prática”.

Debatedores:
Prof. Dr Welder Antônio Silva (Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/UFMG);
A arquivista Ívina Flores Melo (Ministério da Saúde).

MEDIADOR:
Rodrigo Nogueira (arquivista da UNB).

Link: https://www.youtube.com/watch?v=zdPCxBYpspk

Programação Remota
GRUPO DE ESTUDOS ARQUIVÍSTICOS
João Pessoa/ PB

Dia 10 de junho de 2022

Semana Nacional de Arquivos, participarão da Roda de Conversa sobre Pesquisas em Arquivologia: Panorama Nacional, os professores Renato Venâncio (UFMG), Clarissa Schmidt (UFF), Meriane Vieira (UFPB) e Eliezer Pires (UNIRIO). Quem tiver interesse na temática, não perca.
Acomapnhe pelo Canal do Grupo de Estudos arquivísticos (GEARQ), no youtube.

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em Membros do Grupo de Pesquisa participam da 6ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

Membros do Grupo de Pesquisa “Políticas, gestão de documentos e arquivos” participam do VII REPARQ

A Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (REPARQ) surgiu por iniciativa do Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia (FEPARQ) com o objetivo de congregar representantes da área, entre eles coordenadores dos 16 (dezesseis) cursos de graduação no país, professores e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), pesquisadores e profissionais que tenham como objeto de estudo temáticas arquivísticas, com intuito de ampliar as discussões acadêmicas e científicas, proporcionando trocas de experiências sobre o ensino e a pesquisa de Arquivologia.

Em 2022, a VII Reparq será promovida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em parceria com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/FIOCRUZ) e terá como tema “Arquivos, Democracia e Justiça Social”.

Vários membros do Grupo de Pesquisa “Políticas, gestão de documentos e arquivos” participam do VII REPARQ.

Abaixo, seguem seus simpósios e horários de apresentação de trabalhos.

SIMPÓSIO TEMÁTICO: Gestão de Documentos: teoria e prática no universo da
Arquivologia e dos arquivos. Coordenadores: Mariana Lousada, Maria Leandra Bizello.
Dia 22/06/22 (quarta-feira) – 14 às 18h – (online pela plataforma Even3)

16h15 – 16h30: Gestão de documentos e legislação: um estudo sobre a gênese e o
desenvolvimento da noção de acervo acadêmico das instituições de ensino superior. Autor: Adalson de Oliveira Nascimento.

SIMPÓSIO TEMÁTICO: Ambiente digital e os arquivos: ações e prospecções.
Coordenadores: Brenda Couto de Brito Rocco, Cintia Aparecida Chagas.
Dia 22/06/22 (quarta-feira) – 14 às 18h – (online pela plataforma Even3)

14h15 – 14h30: O desafio da manutenção da integridade de documentos arquivísticos digitais frente ao decaimento magnético. Autores: Fabio Lopes de Andrade, Cintia Aparecida Chagas.

16h30 – 16h45: O decreto nº 10.278/2020 e as resoluções do Conarq: um estudo sobre a produção e utilização do representante digital como substituto do documento original analógico. Autores: Dalton Garcia do Carmo, Cintia Aparecida Chagas.

SIMPÓSIO TEMÁTICO: Governança e Gerenciamento Arquivístico. Coordenadores:
Welder Antônio Silva, Camila Schwinden Lehmkuhl.
Dia 21/06/22 (terça-feira) – 14 às 18h – (online pela plataforma Even3)

14h15 – 14h30: Governança arquivística pública e governança arquivística institucional. Autores: Izabela Mirna Pinto Maluf, Welder Antônio Silva.

14h45 – 15h: Gerenciamento arquivístico no serviço de arquivo permanente. Autor: Welder Antônio Silva.

15h – 15h15: A implementação das normas ISO’S de sistema de gestão de documentos de
arquivo alinhada à aplicação de ferramentas da qualidade. Autores: Emerson Flávio da Silva Mendes, Welder Antônio Silva.

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em Membros do Grupo de Pesquisa “Políticas, gestão de documentos e arquivos” participam do VII REPARQ

2ª Reunião do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de Documentos e Arquivos”

A Segunda reunião do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de Documentos e Arquivos”, foi realizada na data de 20 de janeiro de 2022, às 16:30h

Para o debate, o grupo utilizou os textos da edição n° 13 da Revista do Arquivo – uma publicação online do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

Esta reunião foi organizada pelo Prof. Welder Silva e pela mestranda Izabela Mirna, e foi realizada remotamente.

Discutiu-se sobre o Projeto de Lei para atualização da Lei Federal 8159/1991 e as propostas encaminhas pelo Fórum Nacional de Associações de Arquivologia – Fnarq e pelo Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivologia – Feparq.

Abaixo, disponibiliza-se o link da publicação: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/revista_do_arquivo/13/index.php

Publicado em Apresentações Temáticas | Comentários desativados em 2ª Reunião do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de Documentos e Arquivos”

1ª Reunião do Grupo de Pesquisas “Políticas, gestão de documentos e arquivos”

Realizou-se, na data de 25/11/2021, das 16 às 17h30min, a primeira reunião do Grupo de Pesquisas “Políticas, gestão de documentos e arquivos”.

Esta reunião, realizada remotamente, foi presidida pela Prof. Cíntia Aparecida e pelo Prof. Welder Silva.

Nesta data, foi acordado como funcionaria o grupo, a forma de trabalho e , por fim, realizou-se a apresentação dos seus integrantes.

Publicado em Apresentações Temáticas | Comentários desativados em 1ª Reunião do Grupo de Pesquisas “Políticas, gestão de documentos e arquivos”

3ª Reunião do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos“

Ocorreu, em 13.05.2022, a 3ª Reunião do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos”.

Retomando as atividades do grupo de pesquisa, o tema dessa reunião foi a eliminação de documentos após a digitalização, especialmente no contexto da legislação brasileira. Conforme acordado anteriormente, as apresentações foram conduzidas por pela Drª Cintia Aparecida Chagas, Dalton Carmo e Fábio Lopes e, posteriormente, uma discussão sobre o tema envolveu os demais participantes.

Abaixo, seguem as apresentações dos participantes supracitados.

Cíntia Aparecida Chagas: Contextualização e antecedentes da digitalização para eliminação do original em suporte analógico

Fábio Lopes – Decreto 10.278/2020

Dalton Carmo – Resolução 48 do CONARQ

Seguem algumas referências:

BRASIL. Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Resolução CONARQ Nº 48, de 10 de novembro de 2021. Estabelece diretrizes e orientações aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos quanto aos procedimentos técnicos a serem observados no processo de digitalização de documentos públicos ou privados. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/Diretrizes_digitalizacao__2021.pdf

BRASIL. Decreto nº 10.278, de 18 de março de 2020. Regulamenta o disposto no inciso X do caput do art. 3º da Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, e no art. 2º-A da Lei nº 12.682, de 9 de julho de 2012, para estabelecer a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais . Diário Oficial da União, 19 de março de 2020. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13874.htm

Publicado em Apresentações Temáticas | Com a tag , , , | Comentários desativados em 3ª Reunião do Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos“