V Jornada Arquivística Virtual

A Professora da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Drª. Cintia Aparecida Chagas, membro do Grupo de Pesquisa “Políticas, gestão de documentos e arquivos” participou, no dia 06 de dezembro de 2022, da V Jornada Archivística Virtual: “Resiliencia y prospectiva: La pospandemia en los archivos”.

A Drª. Cíntia apresentou a palestra “RETOS ACTUALES DE LA GESTIÓN DOCUMENTAL: DOCUMENTOS DIGITALES, AUTENTICIDAD Y FIABILIDAD”.

A Jornada é realizada pela Dirección de Archivos de la Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (UMSNH), en compañía del Instituto Michoacano de Transparencia, Acceso a la Información y Protección de Datos Personales (IMAIP).

O objetivo da V Jornada Arquivística Virtual é reunir representantes de órgãos garantidores e arquivistas para interagir e trocar experiências, conhecer os problemas reais para estar na vanguarda das questões relacionadas ao arquivo, além de reconhecer a importância laboral dos arquivistas, que não só cuidam da memória da nossa sociedade, como também organizam e gerem documentos para permitir a sua consulta.

A V Conferência Arquivística Virtual foi organizada pela Universidade Michoacan de San Nicolás de Hidalgo (UMSNH), por meio do Departamento de Arquivos em coordenação com o Instituto Michoacan de Transparência, Acesso à Informação e Proteção de Dados Pessoais (IMAIP), sob o lema “Resiliência e prospetiva: O pós-pandemia nos arquivos”.

O Reitor Raúl Cárdenas Navarro agradeceu o apoio do IMAIP neste dia e parabenizou os organizadores, especialmente a professora Monika Gutiérrez Legorreta por seu desempenho e dedicação à frente da Direção de Arquivos. Ele destacou a importância deste espaço que promoverá a troca de conhecimento, experiências e novas abordagens aos desafios arquivísticos, e onde estarão presentes palestrantes de renome internacional de Instituições de Ensino Superior como a Universidade Federal de Minas Gerais no Brasil, a Universidade do República do Uruguai e a Universidad de la Salle da Colômbia.

Assista à V Jornada Arquivística Virtual no vídeo abaixo:

El texto original de este artículo fue publicado por la Agencia Quadratín en la siguiente dirección: https://www.quadratin.com.mx/educativas/celebra-la-umsnh-la-jornada-virtual-archivistica/

Este contenido se encuentra protegido por la ley. Si lo cita, por favor mencione la fuente y haga un enlace a la nota original de donde usted lo ha tomado. Agencia Quadratín. Todos los Derechos Reservados © 2022.

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em V Jornada Arquivística Virtual

X WORKSHOP DE GESTÃO DE DOCUMENTOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2022

O Arquivo Central da Universidade de Brasília realizará o X WORKSHOP DE GESTÃO DE DOCUMENTOS DA UnB no dia 8 de dezembro, quinta-feira, às 08h30, no Auditório da Faculdade de Ciência da Informação – FCI/UnB.

Em comemoração aos 60 anos da UnB e também idealizando o futuro da Universidade, o Arquivo Central traçou um evento baseado em discussões acerca das novas tendências em gestão de documentos, fomentando uma abordagem que inclua os documentos digitais, a preservação, o acesso e a transparência de informações contidas nos documentos arquivísticos.

O Prof. Welder Antônio Silva, membro do Grupo de Pesquisa Políticas e gestão de Documentos e Arquivos, participará do Workshop, proferindo a palestra “Desafios do Acesso, da Transparência e da Restrição de Acesso aos Documentos de Arquivo”.

Clique no banner abaixo e faça sua inscrição:

PROGRAMAÇÃO

Data do evento: 8 de dezembro de 2022 (quinta-feira), no turno matutino.

08h30 – Credenciamento

09h00 – Abertura:

Prof. Renato Tarciso Barbosa de Sousa – Professor da Faculdade de Ciências da Informação da UnB (FCI);

Rodrigo de Freitas Nogueira – Diretor do Arquivo Central na UnB (ACE);

09h15 – 1ª Mesa Redonda – Aspectos da Gestão de Documentos Digitais, Acesso e Transparência

Mediação – Profª. Shirley Carvalhedo Franco – Professora da Faculdade de Ciências da Informação da UnB – FCI

10 min – Abertura (Mediadora – Profª Shirley)

30 min – 1ª Palestra – Desafios da Gestão de Documentos Digitais para Preservação
Prof. Vanderlei Batista dos Santos – Analista em Documentação e Informação Legislativa da Câmara dos Deputados (Diretor da Coordenação de Arquivos).

30 min – 2ª Palestra – Desafios do Acesso, da Transparência e da Restrição de Acesso aos Documentos de Arquivo
Prof. Welder Antônio Silva – Professor do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

25 min – Discussões e Perguntas.
10h40 – Intervalo (20 minutos)

11h00 – 2ª Mesa Redonda – Desafios da Gestão e Preservação de Documentos na UnB Pós-60 anos

40 min – Coordenadores e Diretor do Arquivo Central:

Rodrigo de Freitas Nogueira (Diretor do Arquivo Central).

Rafael Augusto Mendes Rosa (Coordenador do Arquivo Permanente da UnB).

Pedro dos Santos Borges (Coordenador de Gestão de Documentos da UnB).

Eronides Guimarães Bezerra (Coordenador do Protocolo da UnB).

10 min – Discussões e Perguntas

11h50 – Encerramento

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em X WORKSHOP DE GESTÃO DE DOCUMENTOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA 2022

Professor Welder Antônio Silva participa do episódio 49 do ECCOA conversando sobre o tema Governança Arquivística

O Podcast Arquivologia Fora da Caixa, do Projeto de Extensão ECCOA, do Curso de Arquivologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, recebeu o Professor Welder Antônio Silva, membro do grupp de pesquisa PGDA. O episódio abordou a temática Governança Arquivística.

Clique na imagem abaixo e ouça o podcast:

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em Professor Welder Antônio Silva participa do episódio 49 do ECCOA conversando sobre o tema Governança Arquivística

4ª Reunião do Grupo de Pesquisa PGDA – Outubro 2022 – REDE NACIONAL DE ARQUIVOS: GT INTEGRAÇÃO

Durante a última reunião do Grupo de Pesquisas “Poltíticas, gestão de documentos e arquivos”, ocorrida em 27 de outubro de 2022, o Professor Renato Pinto Venâncio, docente da Escola de Ciência da Informação da UFMG, fez uma apresentação sobre o Grupo de trabalho (GT) INTEGRAÇÃO, do Conselho Naciona de Arquivos (CONARQ), com o tema “Rede e Sistema de Arquivos”.

Após a apresentação do Professor Renato Venâncio, o grupo discutiu sobre o tema e foram apresentados alguns trabalhos no processo de integração, e disponibilizado, no link abaixo, o seguinte documento para análise:

Grupo de Pesquisa da ECI – REDE NACIONAL DE ARQUIVOS.

Publicado em Apresentações Temáticas | Comentários desativados em 4ª Reunião do Grupo de Pesquisa PGDA – Outubro 2022 – REDE NACIONAL DE ARQUIVOS: GT INTEGRAÇÃO

Aula aberta “Governança e gerenciamento arquivístico”

O Departamento de Arquivologia da Unirio, a Escola de Arquivologia e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos convidam a todos para a Aula Aberta “Governança e gerenciamento arquivístico”, ministrada pelo Professor Welder Antônio Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no dia 21/11, às 19h, no auditório do CCET/UNIRIO.

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em Aula aberta “Governança e gerenciamento arquivístico”

O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais convida a todos para a palestra dos professores Renato Pinto Venâncio e Francisco Eduardo de Andrade

O Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), Dr. José Carlos Serufo, convida para as palestras dos professores Renato Pinto Venâncio (ECI-UFMG) e Francisco Eduardo de Andrade (DH-UFOP).

A primeira palestra será realizada pelo Prof. Renato Venâncio, com o tema “Arquivos públicos municipais em Minas Gerais: uma proposta de política arquivística no contexto do bicentenário da independência.”

A segunda palestra será realizada pelo Prof. Francisco Eduardo de Andrade, com o tema “Câmaras da província de Minas Gerais e a construção político-administrativa do Império Brasileiro: notas de organização documental.”

Data:17/09/2022, no auditório do IHGMG, às 10 horas.

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais convida a todos para a palestra dos professores Renato Pinto Venâncio e Francisco Eduardo de Andrade

Profª. Cintia Aparecida Chagas participará, na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Autônoma de San Luis Potosí, da Trigésima Quarta Semana Acadêmica da Faculdade “Atores, cenários e tendências em Ciências da Informação”

A Drª Cintia Aparecida Chagas, Professora e Coordenadora do programa da Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, membro do Grupo de Pesquisas Políticas, gestão de documentos e arquivos participará, no dia 19 de setembro de 2022, das 09:00 às 10:30 hs (Hora da Cidade do México), da palestra “Valoración documental: debates sobre teoría y metodología y el entorno digital”.

A Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Autônoma de San Luis Potosí, ano após ano, realiza atividades acadêmicas que contribuem para a formação de seus alunos; as ações que são realizadas no marco da Trigésima Quarta Semana Acadêmica da Faculdade “Atores, cenários e tendências em Ciências da Informação” são orientadas para explorar o campo de ação dos profissionais, através de experiências, práticas, hábitos e habilidades, adquiridas e desenvolvidas por especialistas na área, a partir de diferentes perspectivas.

Nesta ocasião, uma série de conferências está programada para abordar alguns tópicos de interesse como: patrimônio, gestão, tecnologias, pesquisa, conservação, preservação, treinamento profissional, entre outros.

Registre-se aqui e obtenha seu certificado de presença no final da semana.

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em Profª. Cintia Aparecida Chagas participará, na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Autônoma de San Luis Potosí, da Trigésima Quarta Semana Acadêmica da Faculdade “Atores, cenários e tendências em Ciências da Informação”

XII SEARQ: Membros do Grupo de Pesquisas “Políticas, gestão de documentos e arquivos” marcam presença no evento

O XII Seminário de Arquivologia – SEARQ é uma iniciativa do corpo discente do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tem como finalidade fomentar discussões sobre as teorias e práticas arquivísticas nos mais variados contextos.

Nesta edição, vários membros do Grupo de Pesquisas “Políticas, gestão de documentos e arquivos” participarão, efetivamente, do evento, ministrando cursos e palestras.

O evento deste ano tem como temática: Discussões em torno dos Documentos Arquivísticos nato-digitais, e será realizado entre os dias 12 e 16 de setembro de 2022.

Eventos com participação de membros do Grupo de Pesquisas “Políticas, gestão de documentos e arquivos”

Dia 12/09/2022
Palestra: Tempos de pandemia: Produção e Acesso aos Documentos Nato-Digitais
Palestrante: Fábio Lopes de Andrade

Dia 14/09/2022

Palestra: Instituições Públicas e a Disrupção Tecnológica
Mediação: Renato Pinto Venâncio

Participante da mesa: Welder Antônio Silva

RDC-Arq: Critérios para a implementação de repositório arquivístico digital confiável e Modelos de Negócios e a produção de documentos nato-digitais.
Mediação: Cintia Aparecida Chagas

Dia 15/09/2022
Minicurso: Arquivos no ATOM: Descrição e Acesso (Presencial)
Ministrado por Izabela Mirna Pinto Maluf

Minicurso: Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos – SIGAD (Online)

Ministrado por Wellington Vieira

16/09/2022
Palestra: Gerenciamento e Governança Arquivística
Palestrante: Welder Antônio Silva

Faça sua inscrição no link: https://www.even3.com.br/xiisearq/

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em XII SEARQ: Membros do Grupo de Pesquisas “Políticas, gestão de documentos e arquivos” marcam presença no evento

O Prof. Dr. Renato Pinto Venancio expõe brevemente seu olhar sobre a a base de dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras e fala de seus Projetos

A Base de Dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras foi desenvolvida em 2021 e é resultado da proposta sugerida na Tese de Doutorado da Profª Drª Maria Meriane Vieira Rocha, tendo como objetivo disseminar as pesquisas que foram finalizadas e aquelas que estão sendo desenvolvidas sobre temáticas arquivísticas (Projetos de pesquisas, Projetos de extensão, Teses, Dissertações e TCCs na modalidade Monografia) por docentes dos Cursos de Arquivologia brasileiros, ou seja, dos atores sociais que fazem parte dos 16 cursos de graduação em Arquivologia em instituições públicas.

Com o intuito de ampliar a PAB, decidiu-se que as pesquisas dos Arquivistas de Instituições diversas do Brasil, também farão parte da Base, com o mesmo objetivo de disseminar suas pesquisas com temáticas Arquivísticas. Estas adições iniciaram em julho de 2022, caso você tenha alguma pesquisa que ainda não está disponível aqui envie-nos uma mensagem.

As líderes da base são as professoras Drª Maria Meriane Vieira Rocha (Lattes e ORCiD) e Msª Adelaide Helena Targino Casimiro (Lattes e ORCiD).

clique no aqui para acessar a Base de Dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados em O Prof. Dr. Renato Pinto Venancio expõe brevemente seu olhar sobre a a base de dados Pesquisas Arquivísticas Brasileiras e fala de seus Projetos

Apresentação do Seminário “Documentos arquivísticos (analógicos e digitais) e o fazer arquivístico”


Créditos pela Arte: Núbia Alexandre de Melo Nunes

O Núcleo de Apoio à Pós-Graduação (NAPG) do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai apresentar, no dia 25/08/2022, o Seminário “Documentos arquivísticos (analógicos e digitais) e o fazer arquivístico” por meio de seu canal no Youtube.
O Seminário será ministrado pelo Prof. Dr. Welder Antônio Silva, docente da Escola de Ciencia da Informação da UFMG.

Data do evento: 25.08.2022 – 17 horas
Link do evento: https://bit.ly/seminario28052022 
Transmissão ao vivo: Canal do NAPG
Haverá emissão de certificado para os participantes presentes

Publicado em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios | Comentários desativados em Apresentação do Seminário “Documentos arquivísticos (analógicos e digitais) e o fazer arquivístico”