Integrantes do PGDA participarão do Ciclo de Palestras que celebram 130 anos do Arquivo Público Mineiro;

Compartilhe em suas redes sociais

O Arquivo Público Mineiro (APM), instituição mais antiga da área cultural do estado de Minas Gerais, foi criado em julho de 1895, celebrando, neste ano, 130 anos.
Superintendência da Secretaria de Estado de Cultura, o APM é responsável por desenvolver políticas públicas de tratamento e difusão dos acervos documentais de Minas Gerais, considerados de guarda permanente, e documentos privados de interesse público e social.

No bojo das efemérides desta data, o Ciclo de Palestras contará com eventos e atividades complementares noturnas, promovidas pela Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. As discussões reúnem discentes, técnicos, o público externo e professores interessados nas temáticas. A série vai até novembro, reunindo professores e egressos que já desenvolveram atividades de pesquisa e gestão no APM.

No dia 29 de abril de 2025, os convidados são os ex-diretores do APM Vilma Moreira dos Santos, professora aposentada da ECI, e Renato Venâncio, professor efetivo da ECI e membro deste grupo de pesquisa. Na ocasião, eles irão discutir suas experiências e desafios na Gestão de instituições arquivísticas.

Data: terça-feira, 29 de abril de 2025
Horário: 19h
Local: auditório Adriana Bogliolo, sala 1000 da ECI (1º andar)
Endereço: Avenida Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha, Belo Horizonte

No dia 23 de maio de 2025, O Professor Welder Silva (UFMG), Vice-Lider deste grupo de pesquisa, e a Doutora Gisele Arcanjo (MPMG) vão compor a mesa “Planejamento e governança: APM e Conselho Estadual de Arquivos”. O evento também será realizado no Auditório Adriana Bogliolo/Escola de Ciências da Informação da UFMG, às 19h30. Inscrições no neste link.

Esta entrada foi publicada em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios. Adicione o link permanente aos seus favoritos.