DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS: contribuições dos Arquivos Públicos

Compartilhe em suas redes sociais

O Professor Renato Pinto Venâncio, membro deste grupo de pesquisa e professor de pós-graduação da Escola de Ciência da informação da UFMG, vai ministrar, no dia 8 de agosto de 2023, a palestra DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS: contribuições dos Arquivos Públicos.

Acompanhe aqui:

O Curso de Extensão: “Ensino de Geografia e Relações étnico-raciais: Povos Indígenas – Demarcação já” propõe discutir a situação dos Povos Indígenas no Brasil, e com apoio à campanha do Movimento Indígena de “Demarcação já” dos Territórios Indígenas. A questão da Educação Indígena nos interessa em especial porque gostaríamos de entender seus princípios e proposições, todavia, para que realmente haja uma formação que respeite a cultura indígena é necessário que os povos indígenas sejam respeitados como povos originário do território nacional, e que haja uma reparação em relação a todas as expropriações já ocorridas no passo e ainda no presente .

Durante o curso serão discutidas as contribuições da Lei 11645/2008 e seus desdobramentos para uma educação ampla que preze pela valorização de todas as pessoas. Pretende-se promover reflexões sobre o racismo presente em nossa sociedade, especialmente na escola, e nas aulas de Geografia.

Currículo do Palestrante:RENATO PINTO VENÂNCIO

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica – RJ (1982), mestrado pela Universidade de São Paulo (1988), doutorado pela Universidade de Paris IV – Sorbonne (1993) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2005). É professor na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG. Entre 1998 e 2021 foi Pesquisador do CNPq. Entre 2004-2008 foi Consultor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Entre 2005 e 2008 dirigiu o Arquivo Público Mineiro, também atuando como Editor da Revista do Arquivo Público Mineiro. Entre 2007-2008 foi Consultor Científico da UNESCO, no Comitê Nacional Memória do Mundo. Entre 2006-2008 foi membro da Seção Brasileira da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental – COLUSO-Conarq/Arquivo Nacional. Colaborou na implantação da Diretoria de Arquivos Institucionais (Diarq) da UFMG, tendo sido Diretor dela entre 2015-2019.

Esta entrada foi publicada em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios. Adicione o link permanente aos seus favoritos.