Membros do Grupo de Pesquisa participam da 6ª SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS

Compartilhe em suas redes sociais

#SomosArquivo

Para inspirar seus eventos, a Semana Nacional de Arquivos adere ao tema proposto pelo ICA (Conselho Internacional de Arquivos) #SomosArquivo (do original #ArchivesAreYou) que, em 2022, é fortalecido por meio da utilização de hashtag.

Organizações e profissionais de arquivo são convidados a dialogar sobre o que significa atuar nos arquivos e o que seus acervos realmente refletem: histórias. Essas histórias mostram as tensões, mas também as pontes que os arquivos criam na atuação profissional e com as comunidades representadas (ou não representadas) nessas narrativas.

Quando falamos de #SomosArquivo, estamos falando dos profissionais de arquivos, das práticas e padrões representados, mas também sobre a forma como isso afeta esses profissionais.

Esse contexto é sobre entender como as práticas arquivísticas influenciam o que está dentro ou fora do “documento de arquivo”, como nossa prática reflete os preconceitos profissionais e como os documentos nos impactam com as histórias que contam.

No entanto, #SomosArquivo também é a sociedade civil, o povo. Os arquivos contêm as histórias do passado, do presente e, eventualmente, do futuro dos indivíduos. Eles nos ajudam a entender quem somos e o que pretendemos ser. Entendendo o que as histórias dos arquivos refletem, quem está incluído? Quem não está? Será que certas comunidades marginalizadas querem estar documentadas nos “arquivos institucionais”?

(Adaptação do texto original disponível em https://www.ica.org/en/international-archives-week-iaw2022)

Programação presencial – Minas Gerais

Programação Presencial
ARQUIVO PÚBLICO DA CIDADE DE BELO HORIZONTE
Itambé 227, Floresta – Belo Horizonte/MG
Dia 09 de junho – 19h às 21h

Mesa redonda
“O papel da gestão de documentos para o fortalecimento institucional dos arquivos municipais.” Realização conjunta do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, do Colegiado do Curso de Arquivologia e da Diretoria de Arquivos Institucionais da UFMG.

A mesa propõe discutir a importância da gestão de documentos para a administração pública municipal e o fortalecimento institucional dos arquivos para o exercício de suas atribuições, que se relacionam ao acesso à informação.

Convidadas palestrantes: Cintia Aparecida Chagas (Escola de Ciência da Informação – UFMG); Thaís Nodare (Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte – APCBH).
Mediação: José Francisco Guelfi (Escola de Ciência da Informação – UFMG). Haverá emissão de certificados para os ouvintes. O uso de máscara é obrigatório.

Programação Remota
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Salvador/BA

https://proad.ufba.br/CAD
Dia 07 de junho de 2022

A Live tem como proposta explorar a temática central do evento:
“#SomosArquivo” com ênfase nas experiências do arquivista sobre a realização de atividades em ambientes digitais em instituições públicas. Tendo como título “Lições e percepções pessoais de experiência como arquivista no ambiente digital: do discurso à prática”.

Debatedores:
Prof. Dr Welder Antônio Silva (Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – ECI/UFMG);
A arquivista Ívina Flores Melo (Ministério da Saúde).

MEDIADOR:
Rodrigo Nogueira (arquivista da UNB).

Link: https://www.youtube.com/watch?v=zdPCxBYpspk

Programação Remota
GRUPO DE ESTUDOS ARQUIVÍSTICOS
João Pessoa/ PB

Dia 10 de junho de 2022

Semana Nacional de Arquivos, participarão da Roda de Conversa sobre Pesquisas em Arquivologia: Panorama Nacional, os professores Renato Venâncio (UFMG), Clarissa Schmidt (UFF), Meriane Vieira (UFPB) e Eliezer Pires (UNIRIO). Quem tiver interesse na temática, não perca.
Acomapnhe pelo Canal do Grupo de Estudos arquivísticos (GEARQ), no youtube.

Esta entrada foi publicada em Participações em Congressos, Seminários, Encontros e Simpósios. Adicione o link permanente aos seus favoritos.